Notícias

11/03/2016

Preços dos ovos de páscoa assustam consumidores

Entenda o porquê de os ovos serem tão mais caros que as barras de chocolate

Todo ano é a mesma história: consumidores revoltados com os preços abusivos dos ovos de páscoa. E, em 2016, a realidade não está nada doce, já que as guloseimas registraram um aumento de cerca de 10% em relação aos valores do ano passado.

Mas o que todo mundo se pergunta é por que o chocolate em formato de ovo tem um preço tão salgado se comparado à mesma marca, em formato de barra? E, infelizmente, a resposta aponta para um culpado bem conhecido: nós mesmos!

Trazendo para a vida real uma explicação baseada em dados econômicos, o ovo de chocolate é tão caro no Brasil porque o encaramos como parte da tradição da data e aceitamos pagar a mais por ele. Simplificando a equação, por mais que o preço suba, a demanda não diminui. E assim vai nascendo uma avalanche que ajuda a aumentar os valores a cada ano.

Mas, se você está entre estas pessoas que não se conformam em passar a páscoa sem seu ovo de chocolate, vale, ao menos, um aviso: pesquise, e pesquise muito! O Procon de diferentes cidades tem divulgado dados que mostram a variação do preço de um mesmo ovo em diferentes estabelecimentos. E, por incrível que pareça, este valor pode chegar a 150%!

Portanto, é preciso abrir o olho e visitar diferentes mercados antes de bater o martelo. Fique atento ao tamanho do ovo (alguns fabricantes andaram diminuindo) e boa sorte. Ou, se a crise bateu por aí, lembre-se de que uma barra de chocolate é tão gostosa quanto, independentemente do formato.

Voltar